(+ 238) 261 41 55 (+ 238) 261 41 55 geral.untccs@gmail.com

GRUPO PARLAMENTAR DO PAICV SE REÚNE COM UNTC-CS NUM MOMENTO DE GRANDE INSTABILIDADE SOCIAL NO PAÍS

Uma Delegação do Grupo Parlamentar do PAICV (GP-PAIC), chefiada pela Líder, Janira Hopffer Almada, encontrou-se, na tarde de hoje, com a Secretária-Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde- Central Sindical (UNTC-CS).

O encontro acontece no âmbito da preparação do debate sobre o Estado da Nação e num momento em que o País vive um clima de “instabilidade social, com muitas greves e manifestações, mas sobretudo, resultantes de uma grande insatisfação que prolifera pelas várias ilhas e serviços porque as pessoas, infelizmente, vêm que as suas vidas não estão a melhorar”.

Como questões que devem merecer uma atenção especial, por parte do actual governo, Janira Hopffer Almada aponta o défice de diálogo social existente em Cabo Verde, bem como, o incumprimento de compromissos assumidos no âmbito do acordo de Concertação Estratégica.

Uma prova evidente desse incumprimento, segundo a Líder Parlamentar do PAICV, é a reposição do poder de compra dos cabo-verdianos. “O governo não pode continuar, sistematicamente, a dizer que o país está a crescer a 3.9 por cento, ao ano, sem que este crescimento se traduza em ganhos para a população, sobretudo a camada mais vulnerável”, salientou.

Face às manifestações que têm surgido, todos os meses, e um pouco por todo o lado, Janira Hopffer Almada, recomenda ao governo “sentar à mesa de negociações, ouvir os trabalhadores, tentar aproximar posições e ver o que e que é que é passível de resolução”. “Não é normal que numa instituição como a Polícia Nacional, no prazo de um ano, já há um segundo pré-aviso de greve, tenhamos reformas compulsivas, penas de suspensão e de demissão, numa atitude inadmissível num país democrático”, desabafou.

A Líder Tambarina considerou ainda que “o Estado da Nação é não nada bom, pelo que a Nação precisa de muita atenção e antídotos”, tendo apontado alguns dossiês complexos que exigem “coragem do governo para agir”, designadamente a situação do programa de pré-reforma dos TACV e as questões dos marítimos e dos profissionais de saúde.

#GrupoParlamentarDoPAICV

Leave a Reply