(+ 238) 261 41 55 (+ 238) 261 41 55 untc@cvtelecom.cv

Seminário Formativo

A UNTC-CS realizou no Mindelo, nos dias 6 e 7 de Fevereiro, com o patrocínio do Fundo Europeu do Desenvolvimento (FED), um seminário intitulado “Código Laboral Cabo-verdiano e alterações – Perspetivas futuras”.

Este seminário dirigido aos dirigentes, delegados e ativistas sindicais, contou com 35 participantes, oriundos das 9 ilhas de Cabo Verde e alguns convidados locais.

A ideia da realização do seminário surgiu da necessidade, verificada no seio dos sindicatos filiados na nossa organização, de colmatar o défice de conhecimentos em matéria de Código Laboral, mais especificamente das alterações ocorridas em 2010 e 2016.

Uma outra razão determinante para a realização do seminário é a intensão já anunciada pelo governo em vir a efetuar outras alterações ao Código, em nome de uma maior competitividade e produtividade no cenário laboral em Cabo Verde, o que pode perigar a manutenção de direitos adquiridos que vão sendo paulatinamente diminuídos.

Ademais, a nova realidade nacional e internacional lança às entidades sindicais novos desafios e novas perspetivas, que requerem uma atuação mais eficaz e eficiente, pelo que é de todo importante esse tipo de capacitação àqueles que lutam para a melhoria das condições de vida dos nossos trabalhadores.

Leave a Reply