(+ 238) 261 41 55 (+ 238) 261 41 55 geral.untccs@gmail.com

Trabalhadores da administração pública local e central reúnem- se na Praia para criação de novo sindicato

O porta-voz da reunião, José Carlos Varela, explicou que a criação desse sindicato advém da vontade de um conjunto de trabalhadores que não estavam filiados em nenhuma organização sindical e sentiram a necessidade de se organizarem para a defesa e promoção dos seus direitos.

“Estamos aqui reunidos para constituímos, em sindicato denominado Sindicato da Administração Central e Agências Reguladoras (SACAR) para lutarmos pelos nossos direitos”, assegurou, sublinhando que a organização vai ficar filiada na União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), por unanimidade dos associados.

José Carlos Varela, que lidera a lista única, explicou que o SACAR abarca a administração pública local e central, agências reguladoras, inspeções do Estado, Polícia Nacional, Polícia Judiciária, guardas prisionais e municipais e os reformados que não tinham um sindicato que desse voz à classe.

Informou que os associados são trabalhadores que durante o processo de diálogo mostraram-se disponíveis em integrar o SACAR, uma vez que não estavam filiados em nenhum sindicato e acharam por bem haver uma outra organização “com mais voz, rigor, e seja proativa e mais próxima dos trabalhadores”.

José Carlos Varela adiantou que o sindicato vai privilegiar o diálogo, a cooperação quer nacional e internacional, promoção e a formação dos seus agentes.

Por seu turno, a secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, congratulou-se com a filiação do SACAR, afirmando que com esse novo sindicato a central sindical fica “muito mais forte” para continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores.

Na ocasião, Joaquina Almeida negou que a criação deste o novo sindicato tem a ver com conflitos entre a direcção da UNTC-CS e outras organizações sindicais que estão filiadas nesta central sindical.

Durante a conferência constituinte serão eleitos os órgãos directivos do SACAR.

 

Fonte: infopress

Leave a Reply