(+ 238) 261 41 55 (+ 238) 261 41 55 geral.untccs@gmail.com

UNTC-CS E OGB-L SOLIDARITÉ SYNDICALE MANTÉM PROTOCOLO DE DOIS ANOS.

A UNTC-CS iniciou em Novembro de 2011, um projecto com a ONG Luxemburguesa OGB-L Solidarité Syndicale, que tem por objectivo o acesso das populações isoladas à informação sobre segurança social e Direito do Trabalho. Denominado “acesso à informação, através das novas tecnologias, das populações isoladas, sobre Segurança Social e o Direito do Trabalho em Cabo Verde”, o projecto tem a duração prevista de dois anos e irá abranger todas as ilhas habitadas do arquipélago.

Este empreendimento, cujo custo global é de 162.774 euros, surgiu da necessidade de se con-tornar certos factores adversos – como seja o sistema de transportes deficitário, os elevados custos das deslocações inter-ilhas, a lentidão das ligações marítimas, entre outros – através do
recurso às novas tecnologias de informação. Isso porque a UNTC-CS é constantemente con-frontada com estas dificuldades nas suas relações e actividades com a rede de sindicatos espalhada pelo país.

É assim que, com o apoio da ONG OGBL – Solidarité Syndicale irá procurar contornar estas di-ficuldades dotando os sindicatos dispersos pelo território nacional de equipamentos informáticos e de meios de comunicação para assim facilitar o contacto a partir da sua sede, na Cidade da Praia, sem necessidade de deslocações.

O projecto prevê também a criação de um sistema de pesquisa sobre informação sindical com ramificação para os sindicatos espalhados pelo país, possibilitando assim uma maior rapidez nas respostas às necessidades.

Outra vertente importante do mesmo é a formação na área de informática para as populações
info-excluídas. Tudo isto para fazer frente ao fraco conhecimento sobre segurança social e Direito do trabalho.

Esta parceria resulta de uma relação de amizade e cooperação existente há já vários anos entre as duas Centrais Sindicais, a cabo-verdiana, UNTC-CS, e a luxemburguesa, OGB-L. Durante esse período, um representante da ONG estará em Cabo Verde para acompanhar de  perto a sua implementação.

Para além da OGB-L, os financiadores do projecto são o Governo de Luxemburgo, através do  Ministério dos Assuntos Estrangeiros, e o Município de Luxemburgo e para a sua implementação a UNTC-CS conta com a parceria nacional do INPS

Leave a Reply